domingo, 2 de junho de 2013

Santos - SP


Data: 11 de Junho de 2010
Turma – 5º ano (Profa. Rita)

 
Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.
 

A cidade de Santos está localizada no litoral do Estado de São Paulo; abriga o maior porto da América Latina.
 

















Iniciamos o passeio conhecendo o AQUÁRIO DE SANTOS, que fica na Ponta de Praia.
 
Possui uma área aproximada de dois mil metros quadrados, 31 tanques de água doce e salgada com mais de 200 espécies de animais.  Inaugurado em 1945 por Getúlio Vargas; foi um dos primeiros aquários públicos construídos no estado de São Paulo e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, sendo uma das principais atrações turísticas de Santos.
Depois do AQUÁRIO, parada para o almoço.  Almoçamos em um restaurante que não me lembro o nome, mas, a comida estava boa.  Almoçar com a turma toda foi muito legal.
 

MONTE SERRAT

É o segundo mais alto monte de Santos. Em "Monte Serrat" há um bondinho que usa o sistema funicular, isto é enquanto um sobe o outro desce. O acesso pode também ser feito por escadaria com 415 degraus, que possui 14 nichos com representação da Via Sacra. Situado a 157 m de altitude, possibilita uma visão de 360º de toda a cidade. Marco no coração da cidade, no topo apresenta o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat (padroeira de Santos, festejada no dia 8 de setembro).
No século XIX lá existia um cassino que foi entretanto desativado, sendo hoje é uma lanchonete e o local é utilizado para eventos. O morro levou este nome pois um dia Santos foi atacado por saqueadores e todos subiram ao morro e rezaram à Virgem de Monserrate para que os salvasse. A Virgem fez pedras caírem em cima dos saqueadores e hoje é a padroeira de Santos.

 

CENTRO HISTÓRICO (BONDE)
O bonde construído na década de 20, totalmente restaurado, percorre um trecho de aproximadamente 5.000m, em aproximadamente, 50 minutos, passando pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico.  Tem acompanhamento de um Guia de Turismo e um antigo condutor da época em que os bondes ainda funcionavam normalmente como transporte público. O bonde é uma verdadeira máquina do tempo, para o passado...
Se anotei corretamente, embarcamos na Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal, passamos por alguns pontos de destaque: as ruas XV de Novembro e do Comércio, a Estação do Valongo, parte do Porto de Santos, a Bolsa Oficial do Café e o Teatro Coliseu e outros pontos que não consegui memorizar...   Passamos pela Monte Serrat... E passeio terminou na mesma praça. 


A Rua XV de Novembro era conhecida como Wall Street Brasileira e era a mais importante na Era do Café;  hoje após restauração, tem restaurantes e cafés. 

Estação de Santos ou Estação do Valongo foi uma estação de trem localizada na cidade de Santos. Inaugurada em 1867, foi a primeira estação de trem do estado de São Paulo.


 
Bolsa do Café – Hoje Museu do Café que tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no BRASIL e no mundo.

Sabemos agora que a Cidade de Santos é uma das mais antigas do país e que foi de extrema importância para a história brasileira, pois era de lá que se escoava a produção de café para o exterior na sua época de ouro (Era do Café). E como herança dessa época, hoje em dia encontra-se na cidade o Museu do Café, instalado no antigo prédio da Bolsa do Café. O prédio, que conserva as características arquitetônicas dos anos 20, é de extrema beleza e chama a atenção pelos detalhes.
 
Além da praia e do sol, a Cidade de Santos possui muitos atrativos históricos e culturais que valeu a pena ser explorada.   Adorei este passeio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário