terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Catavento Cultural

Saída Pedagógica que ocorreu no dia 5 de junho de 2012 (7:45 ~12:40h).

Colégio Mirassol – 7º Ano.  Tivemos tempo útil de visitação de, aproximadamente, 3 horas e meia – tempo muito curto para tantos assuntos.

O principal objetivo do passeio foi de aprimorar os estudos realizados ao longo do primeiro semestre e observar, na prática, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.


O Catavento Cultural localiza-se no Palácio das Indústrias, Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo. 

O espaço desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

O Catavento cultural é um espaço educacional que foca o público mais jovem, que propõe a apresentação de temas relacionados a ciências e problemas sociais, de maneira interativa.


Após uma semana de visitação com a turma, voltei com 2 amigos para passar o dia inteiro, para curtir melhor o Catavento.










O espaço é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

1) Universo: parte que mais adorei...
 a)  História da Astronomia:

         História de como se desenvolveu a astronomia.

  Maneira de medir o diâmetro da Terra, utilizando

  somente uma sombra de um poste e buraquinho na

  superfície.
 

   Como o gênio grego Erastóstenes, há um pouco mais

  de 2000 anos, calculou o diâmetro da Terra.  Nesta

  época ele não tinha telefones, automóveis, muito

  menos, satélites.


    Ele tinha informação que no solstício de verão no
   hemisfério norte, (seria dia 22 de junho do nosso
   calendário atual), que ao meio-dia, o Sol se refletia
   nas águas de um poço muito fundo, localizado na
   Cidade de Syene que ficava no mesmo meridiano
   de Alexandria.

    Para que a luz do Sol pudesse se refletir nas águas de
   um poço fundo, este deveria estar alinhado com o Sol,
   em outras palavras, o Sol, o poço e o raio da Terra
   deveriam estar todos sobre uma mesma reta
   imaginária.

     O Erastótenes observou que neste mesmo dia, em
    Alexandria, que estava no mesmo meridiano, um poste
    projetava uma sombra, ao meio dia, e concluiu que o
    ângulo entre o raio do sol e a linha imaginária
    que passa pelo centro do poste e centro da Terra é de,
    aproximadamente, 7,2º.

Supondo que os raios do Sol que chegam à Terra são
paralelos, devido a grande distância.  O Erastótenes
concluiu que os raios que ligam as extremidades de
um arco de 800 km ao centro da Terra, formam um
ângulo de 7,2 graus (800 km é a distância entre Syene e Alexandria, alguém já tinha medido).
        



O Erastótenes deve ter aplicado a regra de 3 simples:
           Se 800 km e igual a 7,2 graus, então a volta completa
        da Terra (d.π = 2.r.π ) é igual a 360 graus.
        Então:  800/7,2  = π.d/360    circunferência da
        Terra =  π.d = 800.360/7,2 = 40.000 km.
 
         Logo, o diâmetro da Terra =  π.d = 40.000    d =
         40.000/3,14 = 12.738,85.


b)  Sistema Solar:
      Viagem do tipo Jornadas nas Estrelas do Capitão
      Kirk e Spock, simulado no computador – muito
      interessante, você escolhe o destino.

É formado pelo sol e os planetas: mercúrio, vênus, terra, marte, júpiter, saturno, urano, netuno.





c)  Galáxias:
Os astrônomos afirmam que as galáxias se formaram a partir do Big Bang, a grande explosão que deu origem a tudo. Esta explosão ocorreu a cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Após esta
grande explosão, as massas foram se agrupando de acordo com a força gravitacional.
Galáxias são conjuntos de planetas, estrelas e
 nebulosas que estão agrupados em razão da
 atração gravitacional, girando em volta de um
 centro de massa comum. Os astrônomos, através
 de pesquisas e observações, afirmam que há,
 aproximadamente, cerca de cem bilhões de
 galáxias no Universo. Cada uma destas galáxias
 pode abrigar bilhões de estrelas.

d)  Observação do céu:
   Projeção do céu de uma noite de inverno, onde
  pudemos identificar algumas constelações.


O céu de inverno é muito mais transparente que o de verão, além disso, no inverno que se vê a Via Láctea.




e)  Paisagens terrestres:


A paisagem que mais me chamou atenção: A Bacia Hidrográfica da Amazônia.


   




2) Vida

a) Bioma:



Os Biomas brasileiros são apresentados nesta
parte, conhecendo os problemas e desafios de
cada um.




b)  Vida no oceano:

Aquário de água salgada com amostras de peixes. Peixe mais bonito, porém, venenoso - o peixe leão.

       







c) Evolução de Darwin:


A teoria da evolução das espécies do DARWIN – os mais aptos sobrevivem. Ao longo dos tempos existem mutações e os mais adaptados e fortes sobrevivem.
   



  d) Fotossíntese e Anéis de Crescimento:


Fotossíntese é o processo que as plantas sintetizam o açúcar que é transformado em energia no processo de respiração.   O gás carbônico (CO2) do ar somado à água, que vem das raízes, são transformados pela clorofila (verde das folhas) na presença de luz solar em açúcar.









Os anéis de crescimento indicam a idade das árvores, quando estas apresentam os anéis; uma vez que nem sempre as árvores apresentam estes anéis. 













e)  Aves do Brasil:

Podemos conhecer as aves e os respectivos cantos de algumas aves.   














3) Engenho

a) Eletromagnetismo:


Gerador e Motor podem ser reversíveis. O gerador transforma a energia mecânica , neste caso muscular (biológica), em energia elétrica.  E esta energia aciona o motor.  Nesta montagem o motor pode vir a ser um gerador e vice-versa.



Gerador de eletricidade, neste caso transforma a energia muscular para energia elétrica.


b) Mecânica:
Neste setor podemos experimentar as leis de Newton. As leis de descrevem relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.

1) Primeira Lei: O princípio da INÉRCIA:

Esta lei afirma que se a força resultante (vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é zero (=nula), logo, a velocidade do objeto é constante (a velocidade nem diminui e nem aumenta).

Por consequência:

· Um objeto que está em repouso (parado) ficará em repouso a não ser que uma força resultante sobre ele seja diferente de zero.

· Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que haja uma força resultante sobre ele diferente de zero.


2) Segunda Lei: A Força:

É conhecida como princípio fundamental da dinâmica. A força resultante em um corpo é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear em um sistema de referência inercial.





      

3) Terceira Lei: Princípio da Ação e Reação

Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A — ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários.

As duas forças na terceira lei de Newton têm sempre a mesma natureza.

Exemplo: se a rua exerce uma força ação para frente no pneu de um
carro acelerando em virtude do atrito entre este pneu e o solo, então
também é uma força de atrito a força reação que empurra o as0falto
para trás.




c) SOM

O som se propaga através de matéria (sólido, líquido, ou gasoso). 
É uma onda longitudinal, que se propaga de forma concêntrica.

O som não se propaga no vácuo, porque se
propaga por transferência de energia por choques mecânicos.

A velocidade do som no ar depende da temperatura, umidade e pressão:


d)  Fluídos, Calor, Pressão:
Ar quente é mais leve do que frio (tem densidade maior), logo o ar quente
tende a subir. O balão de ar quente sobe devido a este fenômeno.


Com o líquido acontece a mesma coisa, a parte mais quente é menos 
denso, portanto, sobe.  O movimento do fluido é conhecido como de
convecção.

 
Como  avião consegue se manter no ar?



O formato da asa faz com que a parte de cima tenha uma área maior
de contato com o ar.  Em outras palavras: o ar na parte de cima tem
uma velocidade maior que o ar que passa por baixo da asa, por conta
da curvatura da asa na parte de cima, que aumenta a distância e por  
consequência aumenta a velocidade.

O avião se mantém no ar se: Peso + F2 < F1, ou Peso < F1 – F2





4) Sociedade
1) Estúdio de Televisão:
      Chroma Keys
       É uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem
       sobre uma outra, através do anulamento de uma cor padrão, como
       por exemplo, verde.
       É uma técnica usada no processamento de imagens cujo objetivo é
       eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos
       que depois serão combinados com uma outra imagem de fundo.

      Experimentamos como exemplos: a previsão do tempo, noticiário 
      e vôo no céu.


       Estudio e cortina verde para efeito de fundo infinito.

2)  Preservando a Terra:
        
Energias alternativas, tais como eólica e solar.


O Brasil dispõe de energia hidráulica em grande escala e conta com a capacidade de produção e uso tecnológico do álcool, que são energias renováveis, não contribuindo , por essa ótica, para o aumento do efeito estufa. O Brasil apresenta baixo índice de emissões de carbono por energia gerada em seu sistema de oferta energética.

No Brasil as energias eólica e solar são as principais fontes de energias alternativas renováveis.
Na praia do Ceará, já estão funcionando os geradores eólicos de energia.















Existem estudos para cobrir o anel do maracanã novo, com chips 
fotovoltáicos para gerar energia.
3)  Nanotecnologia:


         Noções básicas da nanotecnologia  - explicadas de forma fácil de entender.

         É o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular.
         Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros
         em ao menos uma dimensão. Está associadas  a diversas áreas como
         medicina, eletrônica, física, química, biologia e engenharia dos materiais.

         Foi criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, para
         proporcionar melhor vida ao homem.

         Precisamos ter uma ideia das unidades de medida envolvidas.
         Um centímetro é um centésimo de um metro, um milímetro é um
         milésimo de um metro e um micrometro é um milionésimo de um
         metro, mas todas essas ainda são grandes comparadas à
         nanoescala. Um nanômetro (nm) é um bilionésimo de um metro,
         menor que o comprimento de onda da luz visível e um centésimo
         de milésimo da largura de um fio de cabelo humano.

         Mesmo sendo tão pequeno quanto é, um nanômetro ainda é grande
         comparado à escala atômica. Um átomo tem um diâmetro de cerca
         de 0,1 nm. O núcleo de um átomo é muito menor - cerca de 0,00001 nm.
         Átomos são os blocos de construção de toda a matéria no nosso
         Universo.   Você e tudo o mais à sua volta são feitos de átomos.

 

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